Amor X Sinceridade
Amor e excesso de sinceridade não combinam. Todo e qualquer relacionamento amoroso em que uma das partes sempre fala a verdade não dá certo. Ora, mas não deveria ser ao contrário, com as partes envolvidas sendo extremamente verdadeiras em nome do amor?!? Até deveria...Mas na prática, o que vemos são pessoas que não conseguem conviver com a sinceridade absoluta. Alguém há de se perguntar de onde eu tirei isso...Respondo: Experiência própria e muita prática na maldição de ser sincero. Acredite, isso só atrapalha a vida de uma, digo duas pessoas.
Ah quem dera a vida fosse um mar de rosas e todos nós falássemos a verdade uns para os outros. Mais que isso, que todos gostássemos de ouvir a verdade. Se cada relacionamento entre um casal fosse concebido na base do diálogo sincero, veríamos muito mais pessoas felizes e realizadas sentimentalmente, ao invés de psicólogos e psiquiatras cheios de pacientes a espera de uma “palavra solucionadora” e receitas médicas para comprarem cartelas e mais cartelas de Fluoxetina e Prozac.
É complicado dissecar as razões que um ser humano tem para não gostar de ouvir a verdade. Uma coisa é certa, ser sincero com a pessoa amada não é um bom caminho, visto que as pessoas preferem se iludir com adjetivos e elogios falsos a ter que encarar os fatos. Frases do tipo: - Olha amor, que calça bonita aquela moça usa, ficaria legal em você! São ouvidas da seguinte forma: - Olha que gostosa! O que eu quero com você do meu lado, enquanto aquela torta desfila sozinha?!?
Por melhor que venha a ser, sua intenção não surte o efeito esperado. Pelo contrário, boas intenções minam a relação. Dúvida? Não adianta você pedir para a pessoa mudar um comportamento que atrapalha o relacionamento a dois, se na cabeça dessa pessoa, você está dizendo: - Estou insatisfeito com você. Você é um verme parasita. Está atrasando minha vida, porque não me deixa de uma vez?
Mas que merda hein?!? A pessoa não consegue digerir o que foi dito e se ofende, não percebendo que você estava apenas dizendo de forma literal: - Poxa, chega desse ciúmes doentio, isso está nos afetando como casal, essas brigas desnecessárias só nos trazem stress e desconforto! Vamos parar com isso e ter atitudes adultas antes que isso nos leve ao fim do relacionamento!!!
A verdade é ouvida sempre da maneira que a pessoa estiver disposta e propensa a ouvir. É. Infelizmente é. Frases totalmente sem maldade e que apenas demonstram seu apego pela pessoa - pois nitidamente servem como incentivo para que mudem ou melhorem algum aspecto negativo - são tomadas como facadas no coração e até mesmo falta de sentimento. Por mais sentimento que exista em suas palavras... É por isso que as pessoas preferem ouvir mentiras.
- Não amor, está tudo bem, eu sei que errei, você está coberta(o) de razão! Desculpe-me, isso nunca se repetirá!
Isso é um exemplo de como obter sucesso ao se desculpar com seu(ua) parceiro(a). Agora sinceramente, diga a você mesmo(a), será que a médio ou longo prazo, deixar de evidenciar o que realmente está errado para admitir falhas que não são suas, terá algum efeito? Logicamente não! Foi apenas um tiro no pé! Pois a parte envolvida que ouve uma mentira agradável, fica acostumada e crê que aquelas mentiras sejam verdades, não enxergando seus próprios erros, sendo assim, quem prefere ponderar e acobertar as falhas do outro, sempre será o lado errado da história. E se você for uma dessas pessoas, acostume-se, pois nunca terá um argumento convincente o bastante para rebater os que estão contra você.
On Know, chegamos ao ponto em que se é possível dividir opiniões. Mentir ou falar a verdade? Eis a questão... Acho que a resposta varia para cada um, pois depende de suas motivações. Se você ama uma pessoa, não quer perdê-la de forma alguma, mas cometeu uma cagada irreparável e imperdoável, minta. Assim você evitará – ao menos, a curto prazo – um trágico fim. Agora se você ama uma pessoa, não quer perdê-la de forma alguma, mas cometeu uma cagada irreparável e igualmente imperdoável, fale a verdade. Estranho, não é? É, mas se um dia a humanidade - ou ao menos a pessoa em questão - se conscientizar que ser verdadeiro no amor, ou, seja lá em qual ramificação de sua vida for, é o que há de melhor a se fazer, poderá a longo prazo transformar aquela opinião trágica do inicio em uma boa coisa pra se levar pra vida no...FIM! Mas não se iluda, pois a vida não é como as retratadas em novelas, e ninguém perdoa atitudes irreparáveis...
Extremamente delicado tratar de um assunto cheio de dubiedades e contrariedades, mas a realidade é que por pior que seja, falar a verdade no final das contas sempre será o caminho mais correto (e digno) a se escolher, embora seja o mais difícil. Mentir para si mesmo e para os outros, em dado momento, não só consumirá sua consciência, como também a sua moral e credibilidade perante qualquer pessoa que for perspicaz o bastante para enxergar o que há por trás de sua máscara. Máscaras caem. Respeito, consideração e sinceridade não, esses perduram. Admiração e o amor aparecem. Quando o respeito, a consideração e a sinceridade se desmantelam, a admiração e o amor simplesmente desaparecem. Caem. Desvanecem...Esvaem-se...
1 Comments:
É em relação ao que você falou, tem algumas coisas que até podem ser verdades...Mas isso depende de pessoa para pessoa não é? afinal,nem todo mundo gosta as vezes que somos sinceros uns com os outros.
Sobre o lance de mentir...devemos tomar muito cuidado quando devemos mentir ou quando falamos a verdade...Muitas vezes falando a verdade a pessoa tem seu mérito, pois esta se explicando por algo que fez mas se arrependeu. Ou então mentiu mesmo porque não tem a coragem de falar a verdade e encarar a realidade...tudo depende do momento e de pessoa para pessoa...tem mulheres que gostam de ouvir mentiras, mesmo sabendo que o cara muitas vezes esta mentindo. Já algumas preferem ouvir a verdade mesmo sabendo que pode sofrer,mas encara de frente a realidade...
Muito legal este texto...realmente cada pessoa que ler, vai interpretar de uma forma diferente. Parabéns...
Postar um comentário
<< Home